segunda-feira, 7 de julho de 2008

Removing skin

Digo-me a mim próprio: "Aposto que gostarias de ter passado aquele primeiro 10º que tiveste."
Digo isto com uma pitada de tristeza e melancolia. Vejo os meus amigos mais velhos, alguns de infância, outros mais recentes, a partirem para outras cidades e outros países, procurando melhorar as suas capacidades e a entrarem em faculdades. Sinceramente, sinto-me deixado para trás, não culpa deles, naturalmente, culpa minha e de mais ninguém. Mas há pessoas como o Daniel (grupo de jovens) que vai para o Porto, para a faculdade. As minhas irmãs conhecem-no como irmão mais novo de uma amiga delas, mas eu ainda tenho vagas memórias de o ver lá na igreja, quando éramos pequenos. Pior ou melhor, essas memórias vieram-me todas à memória quando ele me disse, no sábado, que ia para o Porto nesta segunda. Hoje! Ele na faculdade, no Porto, eu, aqui, no 12º ano.
Depois há a maioria do pessoal da minha idade que também vai para a faculdade, onde quer que seja, já nem interessa. Sempre pensei que quem chumbava eram os burros. Não digo que tenha mudado a minha opinião mas também já vi pessoas muito inteligentes, na minha escola, que chumbaram. Basicamente há excepções. Mas depois da desilusão de hoje, já nem me considero uma dessas. Então agarro-me ao quê? Ao que sempre me agarrei, o doce sabor da cerveja enquanto que esta passa pela garganta, afundando-me na minha profunda melancolia, característica do meu ser. E por fim pergunto-me: "Quando é que tu te vais embora também?"

2 comentários:

Carla Marques disse...

Estás a fazer-me crer q estás a ficar alcoolico ou estás a apenas a ser mais uma vez burro e melodramático? POr acaso a Sónia é burra? Teres chumabdo naquele ano foi a melhor coisa q te poderia ter acontecido academicamente falando. Que o não consigas ver revela mais uma vez a terrível imaturidade que ainda pauta a tua existência egocêntica. O teu amigo vai para a faculdade,mas não é isso que te incomoda, mas sim o facto de ele estar a sair de casa, coisa que tu gostarias de fazer porque não passas de um puto mimado que não vê nada além do próprio umbigo. Estou triste por que me sinto a falhar. Pensei que serias um miúdo diferente, pelo menos dos da nossa família, que encontram no alcool e na estupidez a solução para aquilo que desistem de fazer.

Kath disse...

Uau. Continuas como sempre. Parece que há coisas que não mudam.