terça-feira, 24 de julho de 2007

Quarto de desespero

Nova janela no quarto do desespero. Chamas queimam a madeira que a compõe mas ela não desaparece. A paisagem que se vê por entre a janela é de terror, medo e morte. Estou num quarto feito à minha medida, que se vai aos poucos alargando, dando lugar a novas janelas e portas mas cada vez que vejo a paisagem por entre tais objectos apenas aparece algo que faz o quarto aumentar. O meu desespero deixa entrar a paranóia que ainda mata o medo de sair. Se calhar o que me conforta é o desespero e a paranóia. Não sei. Mas continuo nesta cadeira sentado apenas com a secretária vazia à minha frente, ocasionalmente vendo o que há fora do quarto por entre as janelas e portas.
Levanto-me do frio chão que me condiciona os movimentos e não me deixa pensar num plano de fuga do quarto. Uma figura sombria senta-se no chão, por baixo da janela do medo. Parece que não tem face, apenas um corpo morto e vazio por dentro. Pergunto-me se alguma vez teve o que queria. Nunca tinha reparado nele mas também nunca tive uma luz vinda duma janela. Ele deve ter sido o primeiro prisioneiro voluntário deste quarto. Sento-me ao lado dessa figura e espero a conexão de este quarto com outro para poder comunicar com outro ser humano. Ou então que apareça a janela da esperança, algo que me dê forças para sair desta prisão. Até então fico sentado nesta cadeira a escrever cartas de amor a mim próprio.
A minha voz, apenas por mim ouvida, espalha-se pelo quarto mas não passa pela janela aberta que deixa a brisa de verão passar e o som de crianças a brincar contentes, sem saber que futuro lhes é reservado. Por mais alto que grite, por mais perto que esteja da janela a profanar tais palavras, as crianças continuam a rir-se e a divertir-se, nunca ouvindo palavras de tal desespero. Também a minha juventude raramente foi corrompida com palavras de pecados que nunca por mim foram cometidos, porque iriam estas crianças ser obrigadas a ouvir e a ajudar-me? Vou deixá-las brincar com a sua inocência para não terem de ser adolescentes parados, vivos mas inúteis. Portanto a janela esperança será a minha única luz quando a noite se abater sobre mim e o desespero for tão grande que apenas se verá uma luz no fundo do túnel chamada morte.

Sem comentários: